Já vacinou suas campanhas com palavras-chave negativas?

É provável que você neste final de verão já deva ter comprado um frasco de álcool gel ou está aguardando a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Mas será que você tem os mesmos cuidados com suas campanhas de Google Ads? Vamos falar agora sobre a melhor vacina contra CPCs altos: o uso de palavras-chave negativas.

Mas porque vacinar minhas campanhas de Google Ads?

As campanhas de Google Ads são as ferramentas pioneiras do marketing digital por se utilizarem das nossas principais ferramentas de busca, as palavras-chaves que utilizamos nos buscadores e sites.

Em suma, quando você vai vender um produto em campanha, seu grupo de anuncios deverá conter palavras-chave do mesmo tema, análogas ou sinônimo de seu produto. Perfeito? Quase. O problema é que as milhares de buscas no Google podem conter palavras próximas da sua seleção mas que não correspondam exatamente às suas palavras-chave estratégicas. É aí que entra a necessidade de negativar palavras.

Quando uma campanha não utiliza palavras-chave negativas é como se os grupos de anúncios perdessem a imunidade contra uma série de buscas que não sejam exatamente ideais para o objetivo de campanha. E palavras não planejadas podem terminar exibindo sua campanha desnecessariamente.

Ou seja, uma palavra-chave negativa pode ser relevante?

As palavras-chave que você escolhe são usadas para exibir seus anúncios para as pessoas. Ao adicionar palavras-chave negativas às suas campanhas da rede de pesquisa e da Rede de Display, você evita segmentar os sites que contêm esses termos. Um dos segredos para ter uma campanha altamente segmentada é escolher o que não deve ser segmentado.

Então utilizar palavras-chave negativas significa evitar buscas desinteressantes

Certamente. Ao selecionar palavras-chave negativas para campanhas da rede de pesquisa, procure termos de pesquisa semelhantes às suas palavras-chave, mas que possam atrair clientes que procuram um produto diferente. Por exemplo, digamos que você seja um oftalmologista que vende lentes de contato. Dessa forma, é recomendável adicionar palavras-chave negativas para termos de pesquisa como “lentes de aumento” e “lentes para câmeras”.

Sim. Aplique palavras-chave negativas até no Display

Se você usar campanhas de vídeo ou da Rede de Display, as palavras-chave negativas certamente ajudarão a evitar a segmentação de sites ou vídeos não relacionados. Assim, é importante lembrar, no entanto, que esses termos funcionam de forma diferente para as campanhas de vídeo e da Rede de Display em comparação com a rede de pesquisa.

Existe um número máximo de palavras-chave negativas?

Para os anúncios em vídeo e da Rede de Display, o limite máximo é de 5000 palavras-chave negativas. Ou seja, para evitar a segmentação de sites ou vídeos não relacionados, você também pode implementar opções de categoria de site e exclusões de conteúdo.

Mas como escolher as palavas-chave negativas da maneira correta?

02 ferramentas que podem ajudar bastante em suas estratégias são o planejador de palavras-chave e o planejador de desempenho.

As palavras-chave negativas permitem excluir termos de pesquisa das suas campanhas e ajudam você a se concentrar somente nas palavras-chave mais relevantes.
https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

Com o Planejador de palavras-chave, você encontra novas ideias de palavras-chave para campanhas da rede de pesquisa que são relevantes ao seu produto, serviço e clientes-alvo. O Planejador de palavras-chave exibe o histórico de estatísticas, como os dados do volume de pesquisas dessas palavras-chave. Assim, você pode optar por adicioná-las ou não às suas campanhas.

No dashboard do Google Ads você também pode consultar as buscas que foram-feitas e que exibiram seus anúncios para avaliar quais delas devem ser negativadas.

Ou seja, se você gostou desse post sobre o uso de palavras-chave negativas, certamente deverá se interessar por outras publicações semelhantes. Que tal esse artigo que explora o sucesso na observação dos caminhos da compra: Entenda a jornada do consumidor para converter melhor.

Enfim, se você tem interesse em saber mais sobre palavras-chave, vale acessar a ajuda do Google Ads e aprofundar nesse assunto. Leia especialmente o artigo Adicionar palavras-chave negativas às campanhas.


Agende uma reunião

Seus dados de contato

Sobre nosso encontro