Entenda a jornada do consumidor para converter melhor.

A relação entre marcas e pessoas está cada vez mais próxima: elas se envolvem com mais frequência, de diversas maneiras e em mais lugares do que nunca. E tudo isso pelo smartphone. Vendo por esse ângulo, a jornada do consumidor se transformou radicalmente. Se antes a estratégia de marketing previa comportamentos dos consumidores de forma linear – da descoberta, passava pela consideração até chegar a hora da compra – a regra hoje é a imprevisibilidade. Assim, essa dinâmica não apenas mudou, mas segue em constante evolução a todo vapor.

Novas jornadas de compra

Imagine a seguinte situação: ao longo de 73 dias, uma mulher interagiu com mais de 250 pontos de contato (pesquisas, visualizações de vídeo e visualizações de páginas) antes de comprar uma única calça jeans. Ou seja, a jornada do consumidor incluiu visitas a vários blogs, sites, pesquisas de varejistas e vídeos de avaliações (reviews) na web. Como a maioria online, além de selecionar suas calças preferidas antes de eleger uma nova, ela prioriza também tirar o melhor proveito do seu tempo se envolvendo com marcas que a inspiram.

A jornada do consumidor Maria começa com uso de palavras-chave nas buscas
A jornada do consumidor Maria continua no trabalho quando ela assiste videos no YouTube
A jornada do consumidor Maria termina quando ela finalmente encontra a loja de sua preferência e faz a compra.

Esse é um exemplo para ilustrar o quanto uma única jornada do consumidor pode ser complexa. Mas isso não quer dizer que a experiência das pessoas com a sua marca também precise ser assim. Independentemente do tamanho do seu negócio, os objetivos de marketing gravitam em torno de um mesmo centro: alcançar a pessoa certa, no momento certo e com o produto certo.

Marcando presença nos momentos mais estratégicos

Assim como no exemplo acima que Maria percorreu mais de 250 pontos de contato, muitos consumidores usam o Google como fonte de descoberta e inspiração. No Brasil, quase 70% da população conectada recorre às buscas antes de comprar algo novo. Ou seja, vale explorar bem o marketing nos buscadores.

Pesquisas recentes mostram que cerca de 95% dos consumidores pesquisam antes de comprar. Veja em Think beyond the buy: Shopping is an omnichannel journey

A jornada do consumidor é sempre ou mais de 60% das vezes iniciada no Google

Esses momentos de novas descobertas e inspirações podem ser decisivos para uma marca iniciar uma conversa. Para explorar essas oportunidades valiosas de interação, temos diferentes possibilidades.

No segmento de serviços, RH e educação, o “Seja visto para ser lembrado” também funciona

Para o mercado de serviços, quando existe uma necessidade de convencer mais forte, o webinar é uma ótima escolha. A opção interativa atrai o público que deseja e precisa confiar em quem está contratando.

Para divulgar o programa Conversa sobre Carreira, a empresa Muito Mais Seleção trabalhou a jornada do consumidor. Ou seja, impactando quem busca se posicionar melhor no mercado de trabalho.

Dessa forma, o formato de anúncio na rede de pesquisa do Google seleciona o público interessado em se qualificar profissionalmente através do uso de palavras-chave estratégicas, a exemplo: “como elaborar um curriculo top” ou “como me preparar para uma entrevista de emprego”.

A jornada do consumidor de Muito Mais Seleção começa com uso de palavras-chave nas buscas

E como esse público também é consumidor do conteúdo análogo em redes sociais como Instagram e no Facebook, a marca investiu em anúncios display variados. E também na criação de eventos para atrair seguidores interessados no webinar. Portanto, vale a pena sempre observar o público de cada rede no momento de segmentar sua campanha para impactar de maneira relevante ao longo da jornada do conumidor.

A jornada do consumidor da campanha passa por redes sociais

Os anúncios na rede social podem servir tanto como remarketing para impactar quem viu os anúncios de busca quanto para o target-alvo.

A jornada do consumidor é impactada em Facebook e Instagram

Tanto os anúncios da rede de pesquisa quanto os anúncios display em formato carrossel ou imagem estática na rede social funcionaram atraindo expectadores para o webinar gratuito.

Finalmente, para convencer a contratar o serviço gratuitamente e experimentar o CONVERSA SOBRE CARREIRA, a página de pouso de campanha se torna parte da jornada do consumidor.

Mas como planejar e prever as métricas dessas ações ?

Leia a resposta no post anterior, quando escrevi sobre o Planejador de Desempenho do Google Ads.

E agora em 2020?

Agora que o ano está finalmente começando, os baianos pretendem voltar a se encorajar a comprar online. E é quando os empresários decidem investir em marketing. Dessa forma, observar bem a jornada do consumidor é uma oportunidade. Ou seja, aproveite para iniciar novas conversas e testar formatos para se destacar, sendo relevante.

E então, deseja entregar campanhas de resultado e competitivas para seu público? Vamos logo agendar aquele café.


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