Quem entende a jornada do consumidor entrega mais e converte melhor.

Como impactar na hora certa

A relação entre marcas e pessoas está cada vez mais próxima: elas se envolvem com mais frequência, de diversas maneiras e em mais lugares do que nunca. E tudo isso pelo smartphone. Nessa realidade, a jornada do consumidor se transformou radicalmente. Se antes a estratégia de marketing previa comportamentos dos consumidores de forma linear – da descoberta, passava pela consideração até chegar a hora da compra – a regra hoje é a imprevisibilidade. Na verdade, essa dinâmica não apenas mudou, mas segue em constante evolução a todo vapor.

Novas jornadas de compra

Imagine a seguinte situação: ao longo de 73 dias, uma mulher interagiu com mais de 250 pontos de contato (pesquisas, visualizações de vídeo e visualizações de páginas) antes de comprar uma única calça jeans. Ou seja, a jornada dela incluiu visitas a vários blogs, sites, pesquisas de varejistas e vídeos de avaliações (reviews) na web. Como a maioria online, além de selecionar suas calças preferidas antes de eleger uma nova, ela prioriza também tirar o melhor proveito do seu tempo se envolvendo com marcas que a inspiram.

Esse é um exemplo para ilustrar o quanto uma única jornada pode ser complexa. Mas isso não quer dizer que a experiência das pessoas com a sua marca também precise ser assim. Independentemente do tamanho do seu negócio, os objetivos de marketing gravitam em torno de um mesmo centro: alcançar a pessoa certa, no momento certo e com o produto certo.

Marcando presença nos momentos mais estratégicos

Assim como no exemplo acima que Maria percorreu mais de 250 pontos de contato, muitos consumidores usam o Google como fonte de descoberta e inspiração. No Brasil, quase 70% da população conectada recorre às buscas antes de comprar algo novo.

Esses momentos de novas descobertas e inspirações podem ser decisivos para uma marca iniciar uma conversa. Para explorar essas oportunidades valiosas de interação, temos diferentes possibilidades.

No segmento de serviços, RH e educação, o “Seja visto para ser lembrado” também funciona

Para o mercado de serviços, quando existe uma necessidade de convencer mais forte, o webinar é uma ótima escolha. A opção interativa atrai o público que deseja e precisa confiar em quem está contratando.

Para divulgar o programa Conversa sobre Carreira, a empresa Muito Mais Seleção trabalhou a jornada do indivíduo que busca se posicionar melhor no mercado de trabalho. Dessa forma, o formato de anúncio na rede de pesquisa do Google seleciona o público que se interessa pelo conteúdo de Margarida Silva, a orientadora de carreira e sócia.

E como esse público também é consumidor do conteúdo análogo em redes sociais como Instagram e no Facebook, a marca investiu em anúncios display variados. E também na criação de eventos para atrair seguidores interessados no webinar.

Os anúncios na rede social podem servir tanto como remarketing para impactar quem viu os anúncios de busca quanto para o target-alvo.

Tanto os anúncios da rede de pesquisa quanto os anúncios display em formato carrossel ou imagem estática na rede social funcionaram atraindo expectadores para o webinar gratuito.

E para convencer a contratar o serviço gratuitamente e experimentar o CONVERSA SOBRE CARREIRA, a página de pouso de campanha se torna parte da jornada de quem deseja conhecer mais sobre a orientadora, sua metodologia e os benefícios prometidos.

E agora em 2020?

Agora que o ano está finalmente começando, os baianos pretendem voltar a se encorajar a comprar online. E é quando os empresários decidem investir em marketing. Dessa forma, observar bem a jornada do consumidor é uma oportunidade para sua marca iniciar novas conversas, testando outros formatos e se destacando com mais apelo visual e maior relevância.

Deseja entregar campanhas de resultado e competitivas para seu público? Vamos agendar aquele café.

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