Mas em que grau de digitalização está você hoje?

A implementação de tecnologia em sua empresa vai além de redes sociais e ecommerce?

Imagine que você estivesse caminhando tranquilamente e de repente um raio azulado brilhante trouxesse a DeLorean de Doc Brown e Marty Mac Fly e eles te levassem para passear no ano de 2012. Nem muito distante, né? Mas apenas imagine.

Chegando em 2012, você então entra em um cyber café e iniciando uma conversa descolada sobre digitalização, você tenta conversar com os presentes sobre chatbot, blockchain e big data. As expressões interrogativas de todos deixam claro para você, que realmente aquelas pessoas estão no passado.

Voltando para o presente, nem mesmo hoje em 2021, muitas pessoas estão cientes das tecnologias que dominarão o mundo e o marketing daqui por diante. E você, por exemplo, tem ideia de quais tecnologias acrescentarão valor para sua organização?

Mas quando percebemos, o uso do chatbot já está praticamente dentro do nosso dia-a-dia. Veja por exemplo, se você for assinar um plano de banda larga, seja ele Vivo, Claro ou Tim, as plataformas já tem uma experiência omnichannel para facilitar a sua aquisição. Você pode iniciar por telefone e informar seu whatsapp, CPF, endereço e em eguida seus dados já estão em nuvem prontos para ser acessados na App, no site ou por whatsApp. Sim. É o futuro em ação.

No livro Marketing 5.0 de Philip Kotler, o futuro é tratado como a tecnologia para a humanidade.

O que é o Marketing 5.0?

Marketing 5.0 é um conceito e movimento pautado pela combinação entre tecnologia e o fator humano para atrair, conquistar e ganhar a lealdade dos clientes.

Tem tudo a ver com o cenário atual e futuro, no qual marcas e empresas precisam se conectar de outras formas com seus públicos, muito mais atentas às suas necessidades.

Assim como na ciência, ao longo dos anos, o marketing sofreu diversas transformações e evoluções para atingir esse estágio.

Conforme a tecnologia avançou, as técnicas utilizadas se adequaram a um mercado composto de novos consumidores.

Nele, o marketing é humanizado e também centrado em dados.

Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 causou transformações significativas na vida das pessoas, por outro, reforçou a relevância do Marketing 5.0.

Muito se questiona como a robótica pode substituir o trabalho humano

No gráfico abaixo vemos que apesar de que ainda temos um fosso entre o timing dessa substituição, que pode acontecer nos próximos 20 a 30 anos, os desafios para as máquinas ainda são gigantescos. Afinal, existem sentimentos e interpretações que somente humanos podem distinguir: um deles é o toque.

Paralelamente, apesar de Rosie ser uma ficção no desenho dos Jetsons, hoje a robótica trouxe Alexa para nossas casas e a relação já é muito similar. Os assistentes virtuais já mapeiam nossas preferências, nos acordam na hora do trabalho, tocam nossas canções preferidas e contam piadas de acordo como nosso humor.

A indústria hoteleira, que hoje já é considerada obsoleta pós-pandemia está investindo pesado em robótica e em IA para construir uma nova CX diferenciada e reposicionar o que foi perdido para as plataformas online auto gerenciáveis e AirBnB.


O que chamamos de Next tech são as tecnologias que estão centradas no ser humano e que hoje já fazem parte de nossa vida mesmo que muitas vezes de modo sutil. E dessa forma, muda também a leitura que fazemos de produtos.

Hoje, o funil de vendas ou a jornada de compras inclui mais uma etapa que é a de apologia ou o marketing de indicação. A propósito, se você estiver gostando deste artigo, por favor, compartilhe em sua timeline.

Observar o futuro da digitalização das organizações é muito importante para para contemplar o seu funil de vendas e entregar a melhor experiência ao longo da jornada de compra do cliente. No artigo anterior, falamos das mudanças do Google Ads e da importância dos anúncios responsivos a partir de 2022. No próximo artigo, vamos mostrar como construir seus anúncios responsivos de forma inteligente e fazendo as promessas certas.

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