Como usar o Funil de vendas para criar anúncios responsivos e estratégicos

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Inicialmente, usar o funil de vendas para criar anúncios responsivos não é somente estratégico como altamente relevante.

Vamos primeiro aqui relembrar o que são as etapas do funil de vendas e depois correlacionar com a construção criativa de anúncios no Google Ads.

Caso tenha interesse em navegar pela ajuda do Google Ads e conferir as melhores práticas para criação de anúncios de pesquisa, veja este link.

Ou seja, para entender o que são as etapas do funil de vendas, devemos entender que a jornada do consumidor compreende desde o primeiro instante de intenção de compra ao processo de fidelização do consumidor. o ZMOT.

Identifique o ZMOT e saiba como usar o funil de vendas criativamente

Por exemplo, vamos supor que você é o gestor de uma escola tradicional, a Escola Integral, que precisou fechar por conta da pandemia do Covid 19.

Posteriormente, passado o período crítico e com a reabertura das escolas, você precisou reestruturar sua comunicação. Enfim, você iniciou a transformação digital da Escola Integral, investiu em um site de qualidade para a escola e contratou uma agência digital.

Pensando o funil de vendas estrategicamente a agência criou a persona Marta

Dessa maneira, a agência explicou que é importante ficar na experiência e na jornada do usuário de escolas para crianças e adolescentes e como eles se relacionam com marcas desde o início das buscas.

Por exemplo, se Marta tem filhos e deseja procurar uma escola para reintroduzir as crianças na vida social, pós-pandemia, ela começará a buscar referências. Logo, ele certamente recorrerá aos buscadores, o Google. Nesse gráfico abaixo temos o momento da busca como o ZMOT ou Zero Momento of The Truth.

Ou seja, as jornadas podem ser simples ou ficarem cada vez mais complexas, como descreveremos abaixo. DO ZMOT ao UMOT, no qual este último trata-se da fidelização e compartilhamento ou indicação da escola por Marta para outros pais, devido a seu grau de satisfação com o modelo escolhido.

Como usar o funil de vendas clássico para construir títulos criativos

Paralelamente, temos o funil de vendas clássico que segmenta os usuários em seus diversos estágios de engajamento com a marca.

O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente. Desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio. Subdivida o conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.

Exemplificando, imagine que Marta está iniciando as buscas: “escolas em tempo integral”, “escolas particulares perto de mim” ou “escolas funcionando perto de mim”

Posteriormente, Marta poderia já ter conhecido o site de sua escola.

Ela começa a busca por informações a respeito da metodologia da Escola integral. Marta busca por termos como “professores da Escola Integral”, “metodologia Escola Integral” ou “reviews da Escola Integral”.

Finalmente, Marta se convence da qualidade da Escola integral.

Marta agora pesquisa termos mais específicos como “preço de matrículas e mensalidade na Escola Integral” ou “Qual o endereço da Escola Integral”

Vejamos o modelo de anuncios responsivos do Google Ads

Agora você já pode usar o funil de vendas como briefing para sua agência criar os anúncios responsivos do Google Ads. Mas porque criar os anúncios responsivos?

Bem, vamos primeiro entender o que os novos anúncios responsivos trazem de vantajoso para sua estratégia

  1. Os anúncios responsivos ajustam-se automaticamente, em termos de tamanho, aparência e formato, aos espaços de publicidade disponíveis. Assim, um único anúncio responsivo pode aparecer como um pequeno anúncio de texto em um lugar e um grande anúncio gráfico em outro.
  2. Basta que sua agência crie vários títulos e descrições que a inteligência artificial do Google Ads entregará um anúncio de pesquisa adaptável.
  3. Com o tempo e aprendizado de máquina, o Google Ads vai testar automaticamente combinações diferentes e aprender que combinações apresentam melhor desempenho.

Mas como usar o funil de vendas nos anúncios responsivos?

Enfim, utilize as dores dos clientes para criar títulos que entreguem soluções relevantes em seus anúncios responsivos

Crie anúncios responsivos para contemplar o seu funil de vendas e entregar a melhor experiência ao longo da jornada de compra do cliente.

No artigo anterior, falamos de como conectar a proposta de valor com os anúncios responsivos . No próximo artigo, vamos mostrar como medir suas ações de marketing com o Google Analytics.

Aguarde pois temos muitas novidades importantes para sua marca e campanhas online. Obrigado por seu tempo e leitura. Quem tem Vozcomunica!


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