Já Tem um Plano de Growth pra sua Startup dar Aquele Start?

Seu Plano de Growth Marketing

o que é métrica e o que é kpi?

Conheça agora o tripé da startup e as 8 bases que podem te levar aos melhores resultados e impulsionar seu time: do sonho ao verdadeiro growth.

“Ninguém constrói nada grande e perene sozinho”

Primeiramente vamos definir growth. Growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em melhores práticas, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos. O termo de growth hacking foi cunhado em 2010, por Sean Ellis (ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers). Na época, Ellis analisou empresas com um crescimento acelerado e descobriu que elas tinham alguns pontos em comum relacionados a esse crescimento.

Planejando seu Growth

Antes de mais nada, planejar é fundamental para vencedores em todos os sentidos. Na administração de empresas e de startups não é diferente. Dessa forma, seu plano de growth precisa começar definindo o tamanho de seu mercado, as características centrais do seu público-alvo e de seu ICP (ideal customer profile), as dores de sua persona e os referenciais para percepção de oportunidades, identificação, seleção e composição de um posicionamento verdadeiramente competitivo. Ou seja, tudo o que você precisa para apresentar sua oferta ou produto com a velocidade ideal. Enfim, são muitos os componentes da criação de um negócio para gerar valor e fazer um plano de growth rápido como sua startup merece.

Segundo o co-fundador do Pay Pal, Peter Thiel o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social.

Em seu livro Zero to One, que pode ser visto como um verdadeiro guia básico para montar uma startup, Thiel mostra que é mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. E para criarmos com ineditismo sairemos sempre de zero para um. E é assim que começa toda startup ou empresa de sucesso. Primeiramente, o grande tripé começa pelo sonho grande. Assim como esses ilustres players de sucesso, tudo começa da base, do ponto inicial. E segue até o objetivo de crescimento. O segundo passo é ter um investidor estratégico. Finalmente, o motor que fará essa engrenagem se movimentar na velocidade máxima será a equipe de empreendedores motivada e incansável.

Mas quais são as bases do tripé que possibilitarão o sucesso do seu plano de growth?

  • Valores. Em primeiro lugar, quais são os valores que movem realmente esse time que você reuniu para seguir em busca desse sonho? Em algumas empresas, como a Disney, os valores familiares são claramente perceptíveis em 100% dos produtos. Outras organizações podem apresentar o ceticismo ou a religiosidade como seu valor central. Conhecer os valores que impulsionarão sua equipe é super importante. Até porque, essa equipe deve ficar reunida por muito tempo e a sinergia sempre será influenciada pelos valores do grupo
  • Trabalho. Desde já é bom saber. Montar uma startup não é fácil. Será trabalhoso crescer. Por outro lado, o esforço envolvido naquilo em que se acredita de verdade é extremamente compensador, independente dos cifrões obtidos.
  • Resiliência e Disciplina. A princípio, você vai precisar ser um monge da Disciplina. Ter resiliência. Ou seja, lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Por exemplo, choques, estresse, conflitos poderão ocorrer. Aliás, serão naturais. Você está pronto? Prepare-se para exercitar a arte de sorrir mesmo quando ninguém concordar com suas ideias. É daí que surgirá a big idea.
  • Propósito e Paixão. Se o objetivo é comum tudo fica mais fácil. É a crença em um ideal verdadeiro e o entusiamos que farão com que o barco siga para o norte que é o sucesso de todo plano de growth.
  • Cultura. Nesse meio tempo, sua equipe já começa viver uma cultura empresarial. Isso significa que todos já sabem quais atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas que movem as lideranças e os colaboradores da empresa.
  • Confiança. Finalmente, todos já tem um objetivo comum. Naturalmente o sentimento é de confiança mútua. Portanto, segue o barco.
Dessa forma, do mesmo modo que grandes empreendedores que tiveram sucesso por investir em seus sonhos, você também pode estar dando início a uma inovação transformadora, um produto diferenciado ou uma startup vencedora.

Então, você vai precisar de um investidor? Mais um motivo para trabalhar e amadurecer essa big idea.

Definitivamente, seu sucesso depende agora é de um plano e da paixão de sua equipe. Junte o propósito e a paciência de vencer, com leveza e perseverança. Tudo é possível. Se você tem um sonho, comece agora.

“Se você pode sonhar, pode realizar muito mais.” Disney


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