O que são Métricas e KPIs e qual a diferença entre eles?

O que são Métricas e KPIs?

o que é métrica e o que é kpi?

Quando falamos de marketing digital, temos dois principais indicadores de gestão, são eles métricas e KPIs. Inicialmente parecem ser a mesma coisa, mas a verdade é que são bem diferentes. Nesse post vamos te explicar a diferença entre Métrica e KPI e dar algumas dicas para a sua mensuração digital.

O que é Métrica, afinal?

Métrica é o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário no site ou loja virtual. É a base de um indicador sem estar associada a um objetivo ou meta da campanha. A métrica é a informação em sua forma bruta.

Exemplos de métricas no Marketing Digital:

  • Visitas ao Site
  • Quantidade de vendas de um produto
  • Taxa de Rejeição

E o que é KPI?

KPI (Key Performance Indicator) é o indicador criado a partir de métricas e estão sempre associados a alguma Meta de Conversão. Ou seja, os KPIs são voltados para a mensuração dos resultados de uma determinada ação de marketing digital.

Exemplos de KPIs comuns:

  • Taxa de Conversão de Vendas
  • Tempo de Permanência no Site
  • Número de cadastros na newsletter

Essa diferença entre ambos fica mais explícita neste exemplo abaixo:

Ao invés de ter duas informações desconexas como:

  • O seu site recebeu 100 visitas essa semana;
  • 5 pessoas compraram algum produto em seu site essa semana.

Isso é transformado em:

  • A taxa de conversão do seu site foi de 5% esta semana.

Outro exemplo:

  • A quantidade de leads conseguidos no mês é uma métrica;
  • O custo por lead (valor investido / quantidade de leads) é um KPI;

Quando uma agência elabora um plano de marketing digital, as métricas e os KPIs que serão usados na campanha são um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento.

São eles que irão ajudar a avaliar o resultado de cada ação e o resultado final da campanha, adequando sempre à melhor estratégia para o sucesso. Extraindo o melhor do investimento.

E aí, conseguiu compreender a diferença entre métricas e KPIs? Gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter para receber todas as nossas dicas e novidades sobre Marketing Digital em primeira mão!

Solicite sua cotação de implementação de Ecommerce FIT 3


Solicite sua cotação de implementação de Ecommerce FIT 2


 

AGENDE VIDEOCONFERÊNCIA COM NOSSO ESPECIALISTA

Um bom bate-papo para tirar dúvidas antes da contratação 🙂


Solicite sua cotação de implementação de Ecommerce

INVESTIMENTO

2X R$ 900

GRÁTIS 2 meses de suporte

ADICIONAIS

Treinamento uso de Paypal, Pagseguro ou similar. | R$ 200 p/ hora

Redação | R$ 600

MANUTENÇÃO

Suporte técnico | R$ 180 mensal

(min. 3 meses de contrato)

MKT e atualização de conteúdo | consulte-nos.

 

Escolha a data e horário para nossa VIDEOCONFERÊNCIA


Agende uma reunião

[contact-form-7 id=”7812″ title=”Agende reunião”]