Bell Marques Careca – 51.0000 ocorrências no Google

Bell Marques decide processar Nizan Guanaes por difamação. Será mesmo que alguns trocados a mais na justiça vão fazer de Bell Marques uma pessoa melhor? Algumas lições extra de gerenciamento de imagem poderiam ter feito um dos maiores nomes da axé avaliar melhor a necessidade de apimentar o assunto ou de deixar a caravana passar? a história mostra que em muitos casos o silêncio pode ser a melhor resposta.

Um exemplo clássico é o caso do julgamento McLibel iniciado em 1990 quando uma ação movida pela McDonalds tentando impedir a publicação de um folheto que continha uma série de acusações de abusos contra a empresa – de arruinar sindicatos a exaurir florestas tropicais e poluir as ruas da cidade – feita por manifestantes civis ganhou notoriedade na mídia1. Nesse caso, o julgamento durou sete anos e os dois ambientalistas processados por difamação conseguiram levar o caso à imprensa e à internet. Resultado: os dois ganharam parte da causa e a McDonalds conseguiu se defender de outras, mas fica a pergunta: o que aconteceu com imagem da empresa no final das contas? O caso fez a McDonalds sofrer uma exposição pública de todos as falhas de imagem de seus produtos por  um tempo tão longo que se tornou um símbolo dos piores horrores das cadeia de fast food.

Outro caso recente, mais similar com o de Bell, aconteceu com a Preta Gil2 que tentou processar o Google por uma associação, feita na busca de imagens do site, entre o nome dela e os termos “atriz” e “gorda”.

“Para Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, esse é um típico caso de ‘Google bomb’. O termo é utilizado para identificar uma estratégia de manipulação do algoritmo do site de buscas. Para que ela funcione, os internautas envolvidos na ação devem tentar de todas as maneiras associar os termos que querem ver relacionados no site – neste caso, “Preta Gil” e ‘atriz gorda’.

Assim, eles identificam as fotos da cantora com esses termos e associam seu nome às características, além de realizar buscas juntando todos esses termos. ‘É possível mobilizar as pessoas para fazer isso por algum tempo, mas essa ação é pontual. Dentro de algumas horas ou dias ela acaba sendo soterrada por outras buscas legítimas”, explicou o executivo. Segundo ele, a empresa está aberta para conversar sobre o caso e ajudar a atriz no que for possível.”

Voltando ao “chicleteiro”, se é que não serei processado, talvez fosse melhor segurar o trio como na hora da algazarra do carnaval e ficar só de cima olhando, mas não. Ele preferiu se defender como um cantor que se defende das vaias da platéia. Deixasse vaiar. Se os cães ladram e a caravana passa, como disse Wadinho, que passasse. Agora com esse processo Bell já pode começar a contagem regressiva, não somente para o carnaval de 2011 mas também para as próximas sei lá quantas mil ocorrências que certamente ainda estão por vir em blogs, twitter e sites de notícia.

¹KLEIN, Naomi. Sem Logo. ISBN 0312421435
²http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL300855-6174,00-BUSCA+COLOCA+PRETA+GIL+CONTRA+O+GOOGLE.html

Agende uma reunião

  • Nome:

  • E-mail:

  • Fone:

  • Escolha uma data:

  • Local:

  • Melhor hora para contato