Quanto custa criar um site

O custo de um site se responde com uma auto avaliação: O quanto você quer investir em um site?

Não existe mão de obra mais barata ou mais cara que a outra. Em geral, o valor da mão de obra empregada na criação de um sites são muito similares. A maioria dos profissionais irá calcular pelas horas que levará excetuando a tarefa. O problema é que pessoas que não são da área de tecnologia, podem ficar perdidas com tantas ofertas e escolhas em um mercado nada padronizado para o consumidor final, que é o empresário, investidor ou responsável pela comunicação e marketing da empresa.

Mas o foco é criar um site para uma empresa, marca ou produto, não um site para brincadeiras. Sob este ponto de vista, um site precisa ter personagens fundamentais na construção: o especialista de marketing digital ou o publicitário, o designer gráfico e o desenvolvedor.

Se você contratar um freelancer, a não ser que ele tenha equipe, vai estar fazendo um meio site. Pois provavelmente este freelancer, pode ser um designer que programa ou um programador que faz design. E nenhum dos dois irá suprir o conhecimento de marketing e de publicidade necessários para saber o principal: Vender, como, para quem e porquê. A não ser, lógico, que você seja o gestor do projeto e estará contratando um freelancer de cada área para suprir a necessidade de seu site.

Um site pode ser apenas 1 página com 1 formulário com conteúdo verticalizado. Um formato muito usado para as páginas de pouso de campanha. A medida que crescem as páginas e suas variantes (seções de categorias, área de login para cliente, loja virtual) é que vai crescendo o valor de seu projeto.

Outra medida é a qualidade do que é oferecido pelo designer e desenvolvedor influem estrondosamente no orçamento. Também irão influir na mesma proporção na eficiência do seu site. Um designer “preguiçoso” e “barateiro”, irá fazer um layout no Photoshop, “fatiar” ele em html e um abraço. O que faltou? Todo o resto do trabalho! Que hoje conta com uma boa estruturação do conteúdo que vai entrar no site nos padrões do html5 e validados pela W3C e transpor toda a parte visual do site um um CSS bem estruturado.

Fica difícil entender a parte técnica, mas é muito fácil compreender que ninguém no mundo irá fazer o mesmo trabalho de outra pessoa por apenas 30% do valor do outro. Então quando perceber disparidades em orçamentos, tenha certeza que não estão oferecendo o mesmo serviço.

 

Leia mais sobre: