Dia do designer, mas o que é design?

Mas o que é design

5 de novembro, Dia do Designer. Mas o que é design? Acho que em homenagem a este dia queria comemorar relembrando. E sempre é bom pra uma profissão que está aí em tudo mas pouco se conhece de verdade.

Quem é Designer == sou eu! _0/  Geralmente são curiosos e adoram deixar marcas onde passam e futucam tudo.

O que é Design. Design é minha profissão. Se grafa com “ign” e não com “ing” como é comum em muitas palavras da língua inglesa.

Design é projeto, não é coisa bonitinha. A coisa bonitinha ou o estilo fazem parte de uma das características finais do projeto.

NÃO, seu hair designer não é designer. Ele só usa a palavra porque tá na moda.

O que é design Nos Estados Unidos? design é literalmente projeto, por isso a palavra é usada em milhares de outras colocações e expressões, o que origina a popularidade do termo em outras atividades técnicas.

Para o belo e bom português, a palavra mais próxima de design seria desígnio. Porém, esta palavra não define também que é design, porque design é uma profissão reconhecida mundialmente com conceitos e definições próprias e que surge de ideias experimentais da Bauhaus (Alemanha) com a arte concreta e se funde com conceitos da escola de Ulm (Alemanha).

No Brasil, a profissão existe desde a década de 60 com a criação da ESDI – Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, porém sobre a nomenclatura de desenho industrial, porque na década de 60 não podia criar um nome de curso ou profissão em inglês. A palavra “desenho” foi utilizada para denominar projeto no caso, porém esta palavra acaba não denotando bem para o grande público.

Nas últimas décadas o termo design entre os profissionais é a forma em uso no Brasil no lugar de desenhista industrial. A novas faculdade que surgiram já apresentam a nova nomenclatura.

Ufa! Então, o que define?

Assim como a arquitetura, o design é definido como arte aplicada. Arte aplicada à indústria. O design nasce com a indústria e a necessidade de projetar produtos, processos e comunicação visual em produção serial.

Design é arte?

Esta eu passo! 🙂 Na minha visão, não necessariamente. Porque design prescinde de objetivos de marketing e comunicação além de sofrer limitações tecnológicas e de verba. Mas se disso sair arte é uma outra história.

“Então, no universo digital, não tem processo industrial.”

Muito pelo contrário. Quando você entende o objetivo da profissão, que é entender o processo tecnológico e projetar para a indústria, é fácil perceber que independe de qual modalidade de tecnologia estamos falando. Sempre disse isso e continuo passando adiante: Você não é um design de rótulo de leite moça, você é um DESIGNER. A tecnologia muda e o profissional vai levar toda sua experiência com projetos para o processo tecnológico que tem em mãos.

Da mesma forma que entender de tinta, papel e gramatura, no digital temos que entender como se forma um pixel, cores, padrões da indústria de navegadores, padrões atuais de leitura de dispositivos, tendências e ainda ter que resolver a comunicação e ser inovador.

 

Leia mais sobre: