Artigo: Googlenomics – ou o novo comportamendo do consumidor diante do gigante das buscas

Na Fábrica fazemos cosméticos; na loja vendemos esperança” (Charles Revson – Revlon CEO)

Transformar um produto associado ao estilo de vida de garotas de programa, como eram considerados os esmaltes de unha no passado, em sonho de consumo feminino é o resultado de uma clara visão de construção de marca.

Vivemos numa sociedade na qual marcas são referências.

Símbolos que nos conferem individualidade e mostram ao mundo como queremos que ele nos perceba. ENTENDA QUAL É O SONHO QUE VOCÊ VENDE, APRESENTE-O AO MERCADO e VENDA O SONHO. Assim como a marca de uma empresa é o seu ativo mais valioso, o sonho do consumidor é seu bem mais inestimável.

Entender o sonho do consumidor e dar o pontapé inicial para um gestão de branding de alto valor hoje é muito mais viável se você é estudante de Googlenomics.

Uma boa auditoria de brand equity pode estar visível no resultado e rankeamento de marcas em motores de busca como o Google. Se você pesquisou, por exemplo, no primeiro semestre do ano de 2012 as palavras “bancos” e “brasileiros” entre outros links deve ter conferido nessa ordem: Itaú, HSBC, Banco do Brasil e Unibanco. É típico que esses sejam os bancos de maior relevância hoje no ambiente do Google. E é para onde a maioria das pessoas recorre em uma busca por informação.

É fácil perceber porque hoje o Google é a marca mais valiosa no mundo. É um medidor ideal para detectarmos se uma marca está bem ou mal posicionada. Mais ainda, estar bem colocado no Google não significa somente uma construção eficiente de marca. Significa LUCRO. Tudo isso é devido ao número de pesssoas que encontram sua marca através de palavras-chave.

Ainda não são muitas as empresas que sabem como funciona o Google porém é uma simples fórmula matemática e algorítmica que tem como base critérios internos ao site e sua relevância para outros sites bem posicionados. E esses resultados são medidos e alterados com freqüência pela atuação dos crawlers e spider, robôs que varrem a internet medindo a qualidade de conteúdo e das estruturas de websites, bem como a relevância de suas estratégias de links externos.

 Dá para perceber a importância de uma estratégia digital bem construída e seus resultados.

Já não é mais novidade o modo como muitas empresas estão desaparecendo por não terem acompanhado o processo de evolução tecnológica: Kodak, Olivetti e tantos artistas que não surfaram na onda e ficaram reclamando etc.

Porque é necessário repensar o seu marketing digital?

Vivemos em um mundo onde uma empresa vai do vermelho ao azul em decorrência da competência de uma estratégia digital. E vice-versa, pela ausência de uma ação assim.

O Google é mais do que uma marca. É um ícone dos novos tempos. Uma maneira de trabalhar que além de valorizar a inteligência coletiva dá espaço para a relevância e elimina a propaganda superficial tornando-a obsoleta. Quem vai Googlar sabe bem o que quer.

Entender a lógica dos buscadores é colocar o consumidor no centro da ação. Seu produto tem que existir para servir a uma necessidade.

O marketing atualmente exige um profissional multidisciplinar, que trabalhe em rede, que coloque o consumidor no centro da ação e que aprenda com ele qual caminho tomar.

Empresas que hoje estão dando VOZ ao consumidor e respondendo suas reclamações transformam-se em cases.

Quer ver um show de sinceridade? Cadastre sua marca no Google e aguarde ver o que os consumidores vão falar sobre ela. Sabe como você pode mudar isso? De jeito algum. O que você pode fazer é monitorar.

Os consumidores não estão mais susceptíveis às midias de massa e nem os clientes interessados em conceitos ácidos para posicionar seus produtos em prêmios internacionais de propaganda.

O Google é a empresa de mídia mais valorizada da bolsa de Nova York e uma das fórmulas desse sucesso é a associação das buscas com a publicidade: o AdWords com [health professional trustedrxreviews.com ; more scientifically oriented than consumer trustedrxreviews.com ; patient educatio resources, etc]. ou links patrocinados.

Digamos que você seja anunciante de uma empresa que venda Blu-Rays de filmes clássicos online. Você acessa a plataforma do AdWords, faz um anúncio de 4 linhas com um limite de caracteres para cada linha e instrui o Google sobre algo como: “Google, quando alguém buscar nas palavras-chave filmes antigos ou filmes cult, eu quero que meu anúncio apareça para esse consumidor. E assim será.

Vantagens:

Propaganda relevante e segmentada

O anunciante só paga se o anúncio for encontrado e clicado pelo consumidor que buscou sua marca pelas palavras-chaves

O anunciante pode comprar tráfego pagando pelo retorno em visitas.

O anunciante limita quanto quer investir por dia e a que horas

O anuncio em links patrocinado é geolocalizado

Cada filtro adicionado reduz seu espectro mas aumenta a exatidão da segmentação.

Hoje você não precisa mais estar nos classificados do Jornal de sua cidade. Basta estar no Google Maps. O Foursquare te indica rapidinho se seu site for bem estruturado e se o consumidor gostar do seu produto/serviço.

A sua estratégia de marketing hoje deve ser iniciada aumentando a sua encontrabilidade. Mas isso não garante tudo.

Você precisa ser bom e seu produto idem.

Você precisa dar informação relevante

Sua taxa de conversão precisa ser eficiente ou você estará jogando dinheiro fora

Uma taxa de rejeição alta fará você cair no ranking.

Uma estratégia de link building pode ser o céu ou o inferno

Suas redes sociais precisam ser alimentadas com frequencia e relevância

Suas palavras-chaves precisam estar atualizadas

Seu site precisa ser visto e lido

SE você quer conhecer mais sobre as campanhas de design ou de publicidade e estratégias da VOZ Comunica, vai gostar de conhecer também o post https://www.vozcomunica.com.br/web-viagens-decola-com-campanha-de-dia-dos-namorados-criada-pela-voz-comunica/

Se seu interesse é por redes sociais leia também: https://www.vozcomunica.com.br/socialnomics-a-forca-das-redes-sociais-em-um-mundo-conectado/

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