Configurando rede sem fio AD HOC

Bem, é possível, SIM, criar uma rede ad hoc e eliminar toda aquela parafernália de roteadores, cabos e tranqueiras do seu local de trabalho. Descobrimos a maneira correta de fazer isso e com todas as barreiras imagináveis. A rede foi feita entre PCS e notebooks, usando apenas um único modem TIMWEB 3G e um adaptador de wireless USB G 108 (D-Link ou Encore).

 

NOTA: antes de começar, procure os dispositivos (botão) de bluetooth do seu notebook e deixe-o LIGADO.

 

Como fazer:

 

 

Primeiro, definindo o servidor – é preciso ser a máquina que tem o windows XP (caso na rede haja algum) para que dele partam os dados via rádio. No nosso caso, foi um notebook HP Pavillion. Importante: o TIM WEB deve estar sempre conectado durante a configuração da nova rede.

 

1) Primeiro passo – clicar no ícone wi-fi (rede sem fio) na base da tela principal do windows para listar as redes disponíveis (“exibir redes sem fio”). É necessário desabilitar todas as redes disponíveis para que não haja interferência na criação da nova rede. Nessa aba Conexão de rede sem fio clique na opção configurar rede sem fio doméstica ou para pequena empresa.

 

2) Configure uma nova rede sem fio

Procure a opção criar rede ad hoc (ponto a ponto)

Crie primeiro uma rede aberta para depois de estabelecida a rede em todas as máquinas, voltar em configurações avançadas e selecione opção WEP para criptografar e criar a chave de segurança (senha)

 

3) criando a chave de segurança

 

ela deve ter 5 ou 13 digitos sendo que eles devem conter números e letras (maiúsculas e minúsculas)

ex.: 2009Voz

 

 

4) reconhecendo a rede nos outros computadores

 

Agora é mais simples. Você vai repetir os mesmo passos nas outras máquinas e onde não for notebook, será necessário o adaptador wireless. Depois de todos os passos repetidos e a senha ser a mesma para todos, basta aguardar a conexão de todos e daí em diante é só alegria.

 

 

Leia mais sobre: