CMS WordPress como ferramenta de marketing digital

De forma prática, o que é que acontece

O WordPress é como uma prancheta enorme com pinceis, compassos, réguas, esquadro, caneta nanquim bico de pena… Ou seja, todas as ferramentas para o site acontecer. O produto final, qualidade da comunicação, eficiência no plano de marketing digital, eficiência no funcionamento e carregamento do site, dependem totalmente da equipe que está contratando.

Todos ganham com o Worpdress

O WordPress é interessante para quem desenvolve site, é interessante para quem cria serviços que podem ser contratados fazendo integração com o site (como plugin dos Correios, Cielo, Pagseguro) e é interessante para quem contrata, pois, reduz sim e bastante o tempo de desenvolvimento fazendo projetos de websites antes inviáveis para baixos orçamentos, serem hoje viabilizados.

WordPress e sua equipe de marketing digital

A depender da qualidade do desenvolvimento do site, gerenciar conteúdo de um site pronto, pode ser bem simples e até mesmo gerenciado de um celular. Veja o aplicativo na Google Play ou na Apple Store ou ainda baixe direto do site App WordPress.

O WordPress conta com uma interface de gestão de conteúdo para fácil e adequada para vários níveis de sua equipe. Existe um painel para apenas um editor de conteúdo, ou um painel mais complexo para quem vai gerir todas as funções do site.

Gestão e co-gestão

Como é uma ferramenta que atende a vários níveis, o site pode ser gerenciado 100% pela sua empresa, ou por uma agência digital ou ainda compartilhado. Onde  agência digital administra design, CEO, publicidade e campanhas enquanto sua empresa pode administrar apenas a atualização seus produtos e serviços, atualização de dados e até mesmo gerir uma área específica de blog.

Neste tutorial, tem uma exemplo de um dos painéis mais simples de gestão no WordPress: http://www.vozcomunica.com.br/sua-conta-do-wordpress-como-autor/

 

 

Um pouco de história

A internet é um ambiente propício para desenvolvimento da inteligência coletiva. Isso fez o comportamento das pessoas mudar e, muito a contragosto, o mercado mudar.

As ferramentas, produtos e serviços que acabam prosperando, tem um braço, se não todo seu projeto voltado ao interesse coletivo.

Existem infinitas ferramentas e maneiras de se desenvolver um site. Porém  WordPress hoje, detém 48% do mercado. Detém entretanto não é a palavra correta, pois o WordPress não pertence a nenhuma corporação. Ele é um sistema de licença livre, assim como o Linux e o Android.

http://trends.builtwith.com/cms
Estatística de 15/5/2015

CMS WordPress

Ele é desenvolvido por uma comunidade mundial de programadores, designers e webrighters que fazem a WEB acontecer. Por conta disso, o WordPress está sempre a frente, atualizado com o que há de melhores práticas para o desenvolvimento de sites.

Leia mais sobre: