Aprenda a fazer um planejamento circular para sua estratégia digital com base em comportamento online e offline

Gestão de marketing digital – redes sociais é a nova atividade econômica iniciada pela interação e pelo novo comportamento de empresas e consumidores na web 2.0: comportamento offline e online.

O padrão de comportamento tradicional que rege as relações humanas no mundo real está cada vez mais sendo influenciado pelo comportamento virtual. O comportamento do consumidor e de empresas é medido hoje diante dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, Ask e até em mídias sociais como Facebook e Twitter.

Esse novo comportamento permite e exige que consumidor e empresas possam ser permanentemente avaliados. Assim como o Google tem a ferramenta Google Analytics que monitora hábitos de consumo na internet, outras mídias sociais também. Essas ferramentas apresentam os resultados preferidos ou preteridos pelos usuários da internet.

Estar adaptado aos novos tempos líquidos é ser fluido, circular e se reinventar com base no que o seu consumidor deseja e sugere. A web 2.0 acabou com o “achismo” (improvisação) Agora é possível testar e comprovar cada a ação sugerida para seu cliente.

Sun Tzu preconiza que o segredo da A Arte da Guerra é conhecer antes de tudo a si mesmo, em seguida o território onde será travada a batalha e, finalmente, saber tudo sobre seu inimigo. Assim, de cem batalhas que lutar, vencerá as cem. Segundo Conrado Adolfo em os 8Ps do Marketing Digital, aprender a entender as motivações de seu público através do P de Pesquisa e do P de Planejamento é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso:

 

1) O P de pesquisa

“A comunicação começa no interlocutor”

Conheça o que seu consumidor quer. O consumidor digital tem muito mais ferramentas para exigir e vai usá-las.
Ele busca no Google, vê vídeos no youtube, procura opiniões em fóruns e redes sociais, sugere mudanças no produto pelo twitter, reclama em blogs, hiperconectado ele é cíbrido (ciber-híbrido) e onipresente.

Ele pode e quer participar de todo o processo. Ele quer cocriar a sua experiência de compra. Ele quer significado em suas marcas preferidas.

À medida que faz tudo isso ele se expõe e deixa seus rastros por aí. O 1oP (pesquisa) e o 2oP (de planejamento) são o cerne da questão que é: na internet tudo pode ser medido e com base em dados temos uma direção.

O 1o P estuda os rastros do consumidor e pode ser usado como instrumento para medir seu comportamento. É a melhor pesquisa de mercado que há. Quanto mais ativo ele é mais fácil é de ser reconhecido e trabalhado: “nós sabemos onde você está, onde esteve e mais ou menos o que você está pensando”. – O comportamento no mundo online molda o offline e vice-versa
O P de pesquisa existe para descobrir detalhes que você nem imagina sobre seu consumidor e que podem gerar uma série de insights para incrementar seus mecanismos de venda e motivação. Por exemplo, um varejista de sorvetes acessou um site de monitoramento de internautas em microblogs e percebe que a palavra “Sorveteria da Ribeira” revela que a procura dos internautas tem como palavras-chave “salvador, sorvete”, “inveja”, “morram”, “tapioca” e mangaba”. Sabendo que algumas palavras são de postagens de pessoas que disseram “morra de inveja: estou na Sorveteria da Ribeira” e em seguida temos incidência desses 2 sabores típicos, nada mais natural que a promoção seja ligada a um desses sabores.

O P de pesquisa também pode revelar do que pessoas estão se queixando quanto à sua marca. Cabe a você reagir e mudar a situação.

Uma boa maneira de se aproveitar do estudo das palavras-chave é aumentar a “encontrabilidade” de sua empresa. Saiba o que seus consumidores, procuram e ache um domínio que venda bem a sua marca.

 

2) O P de Planejamento

Aqui fazemos perguntas-chave como:

1)Qual a missão crítica da minha estratégia digital?
2) Em que negócio eu estou?
3) em que negócio eu quero estar?
4)Quais os pontos mais fortes da minha plataforma?
5)Como quero ser percebido por meu eleitor?

Definição de metas:
específicas, mensuráveis, realistas e em um prazo hábil

Definição de equipe ideal:
Gestor de Marketing Digital
Analista de SEO (otimização dos mecanismos de busca)
Analista de Métricas
Analista de Mídias Sociais
Designer de interface e especialista em experiência do usuário

Desenvolvedor com conhecimento de SEO (programação)
Check list de todos os processos. (Aguarde em nova postagem)

 

SE você quer conhecer mais sobre as campanhas de design ou de publicidade e estratégias da VOZ Comunica, vai gostar de conhecer também o post http://www.vozcomunica.com.br/web-viagens-decola-com-campanha-de-dia-dos-namorados-criada-pela-voz-comunica/

Se seu interesse é por redes sociais leia também: http://www.vozcomunica.com.br/socialnomics-a-forca-das-redes-sociais-em-um-mundo-conectado/

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