5 regras para definir seu posicionamento competitivo com base no grau de ação do consumidor.

Posicionamento competitivo

5 regras para definir seu posicionamento competitivo com base no grau de ação do consumidor.

Primeiro vamos entender o que é posicionamento competitivo, que, por sinal, não é a maneira como a marca deseja se posicionar mas na verdade como ela está posicionada na mente do consumidor. Segundo Al Ries e Jack Trout, posicionamento é ocupar um lugar claro, distinguível e desejável na mente do consumidor. Por outro lado, isso depende de uma vantagem competitiva que pode ser estabelecida por potencialidades e/ou diferenciais de determinada categoria de valores.

Bem, vamos enfim às regras para definir seu posicionamento competitivo:

1) Segmente o mercado, divida-o em grupos e entenda a atitude do consumidor em relação a seu produto. No caso de um produto soteropolitano (natural da cidade de Salvador/BA) tomemos a Sorveteria da Ribeira, por exemplo. O mercado-alvo é claramente identificado como o mercado turístico que abrange o segmento dos turistas internos de Salvador e Região bem como os turistas externos de outras cidades, estados e países; os consumidores do mercado gastronômico e finalmente, os moradores do bairro da Ribeira e da península de Itapagipe.

2) Defina qual o seu segmento-alvo. No caso aqui da Sorveteria da Ribeira, nosso foco  será o segmento de turistas internos e externos. Pessoas de todas as idades que visitam o local por motivos diversos, em busca de diversão, conhecimento histórico, visitação turística ou em busca de seu sorvete favorito.

3) Criação de uma vantagem competitiva que estará ligada ao posicionamento desejado ou identificado. Exemplo: vantagem em relação produto sorvetes artesanais fabricado direto da fruta, vantagem em relação à praça: localização privilegiada, clara vocação turística e preferência do segmento.

4)  Pesquisa em ferramentas de mídias sociais, mecanismos de busca e de monitoramento de consumidores na web, que hoje são determinantes na ação de search share, cujos resultados podem determinar uma boa pesquisa de market share. No caso da Sorveteria da Ribeira, quando a pesquisamos as palavras turismo salvador sorveteria, o resultado Sorveteria da Ribeira tem sempre destaque e está nas primeiras posições. Além disso, é citada em publicações impressas oficiais (www.bahiatursa), sugestões em panfletos de agências de viagens, matérias de imprensa e fora a pesquisa de observação e levantamento que pode ser realizada com quem conhece o turismo soteropolitano. Outra grande vantagem é que a Sorveteria da Ribeira foi contemplada em 2013 com o Top of Mind, que premia as marcas mais lembradas de cada segmento.

 

5)      A entrega de declaração de posicionamento é a redação do texto de posicionamento competitivo propriamente dito. Sorveteria da Ribeira: a a mais lembrada do roteiro turístico porque é Top of Mind em Salvador.

 

 

E você, já escreveu a declaração de posicionamento competitivo de seus clientes?

 


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